Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dia da obra!!

Oiiii gaditas...
Como todos sabem, ontem foi o dia do trabalho...
mas não se preocupem, não vou falar que vocês tem que trabalhar, comer do suor do seu rosto (por mais que isso seja verdade!!). Quero falar hoje de trabalho, mas não do trabalho secular.
 Quero falar da Obra de Deus!
Todos nós fomos chamados com um propósito e somos cobrados segundo aquilo que Deus nos dá.
Um ótimo exemplo disso é a parábola dos talentos:

"Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
 Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos."
Mateus 25:1-28

Diante do que lemos, o que você tem feito com o talento que Deus te deu? Tem feito render frutos ou tem enterrado ele na areia?
Deus não é egoísta. Ele nos deu nossos dons, não para nós mesmos,mas para que pudessemos servir as outras pessoas, se não fazemos isso, de nada serve o nosso talento. Se enterramos o que Deus nos deu, como podemos esperar colher algo?
Mas como eu disse logo acima, Deus cobra segundo o que Ele nos concede, não dá pra você que recebeu dois talentos querer lucrar com ele o mesmo que uma pessoa que recebeu cinco talentos. Se os dois trabalharem com a mesma intensidade, o que recebeu cinco talentos colherá mais, mas porque recebeu mais do que o de dois talentos.

 "E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá."
Lucas 12:48

Queridos, temos que ter muito cuidado com a inveja e o ciúmes no reino de Deus. Se Deus te deu só dois talentos, se esforce para trabalhar com os dois talentos e fazer o seu melhor com eles, não inveje ao que Deus deu cinco talentos. Se você foi chamado para ser músico, não queira ser pastor, queira sim, crescer onde Deus te colocou e fazer o seu melhor. Não menospreze o que Deus te deu.
Não sabe ainda qual é o seu dom?
Busque a Deus e sirva em tudo, se disponha, se submeta, pois logo logo Deus vai te mostrar pra que Ele te chamou. O que não podemos é esperar sentados a resposta cair do céu né?
Não podemos também nos limitar a servir somente dentro da igreja, ou somente na área dos nossos dons. Temos que servir em todo o tempo, pois para isso fomos chamados.
Você pode até dizer:
"Aí, Deus não me chamou pra limpar banheiro, Ele me chamou pra cantar"
Mas se precisar limpar banheiros limpe. Jesus veio a terra pra morrer por nós, mas a todo tempo estava servindo a todos e de todas as formas. Até limpar os pés de Seus discípulos, que era o serviço feito pelo servo mais subordinado, Ele se submeteu para mostrar que devemos nos dispor a servir, ser o menor da casa.

 "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.
 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos."
Marcos 10:43-45

Na obra de Deus não há lugar para competitividade, pois somos todos parte de um mesmo corpo, como um mesmo propósito. Não há lugar para orgulho, soberba ou rixas, pois tudo isso debilita a obra.
Cada vez que perdemos tempo com esse tipo de coisas, vidas estão sendo acorrentadas e mortas pelo diabo. Nós não podemos buscar nenhuma glória acima do reino de Deus, pois esse deve vir em primeiro lugar em nossas vidas.
Um outro exemplo de submissão a obra é o bom samaritano:

"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar."
Lucas 10:30-35

O bom samaritano não estava a toa, ele estava numa viagem, mas sabia que a necessidade do seu próximo era maior do que a sua, este então parou e ajudou aquele que precisava ser ajudado... essa é a verdadeira obra: servir independente de qualquer coisa, de raça, credo, religião, independente das circunstâncias, do tempo, dos afazeres... é se importar, se pôr no lugar do próximo.
Isso nos mostra que  para servir verdadeiramente a Deus temos que deixar de lado o comodismo e as dúvidas.

"ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção."
Gênesis 12:1-2

O Senhor nos chama, assim como a Abraão a sair do meio dos nossos, sair do lugar de conforto para o lugar que Ele nos levará, para que o Senhor faça de nós uma grande nação; para pregar pro seu vizinho, seu colega de escola, seu amigo de trabalho, ou pra aquele que você nem ao menos conhece.
Pra fazer a obra perfeita de Deus também precisamos depender Dele.
Hoje muito se fala em fazer a vontade de Deus, tocar o coração de Deus, mas se você não estiver em comunhão com Ele como você vai saber o que Ele quer? Se você não conhecer o Seu Deus, como você poderá agradar o Seu coração? E se você não depender Dele digo que é impossível fazer a obra, pois para que esta venha glorificar o nome de Deus é necessário que hajam sinais e maravilhas que só podem vir Dele.

"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém."
Marcos 16:20

Deus usa a quem se dispõe queridos...
Então, que possamos dizer hoje (verdadeiramente) ao Senhor:
"Eis-me aqui!!"
Porque o dia do trabalho secular é comemorado somente uma vez ao ano, mas a celebração de quem faz a obra de Deus é constante e eterna.

Alguma referâncias:

 "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
I Corintios 15:58
"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições."
II Timóteo 3:12
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.''
II Timóteo 3:16-17
" Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus."
I Corintios 3:9
"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.''
João 4:34
"Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer."
João 17:4
"Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,"
Deuteronômio 10:12
"Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens."
Efésios 6:7
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo."
Gálatas 6:2
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
Mateus 5:16
"O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio."
Provérbios 11:30
"Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais."
I Corintios 9:19
"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada."
Gálatas 2:16

Até a próxima...

Nenhum comentário: