Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Atitudes diante do desespero

Olá queridos...
Hoje o nosso post é um esboço de uma pregação do nosso bispo Firmino, que foi pregado no dia 6/05/11, e que, creio eu, irá abençoar a todos aqueles que já ouviram ou não.
Então vamos lá...

2 Reis 4:1-7
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto"

"O desespero é a perda, a ausência da esperança..
 A viúva havia perdido seu marido e este lhe tinha deixado endividada, mas seus credores não tinham compaixão dela. Na época, quando alguém não tinha condição de saldar uma dívida o filho do endividado era levado como escravo, e assim aconteceu com a viúva, ela se via agora sem marido e prestes a perder seu filho.
Mas essa mulher tomou atitudes certas diante do desespero, onde muitas vezes perdemos a esperança (ou os cabelos), e são esses princípios que aprenderemos aqui.

- Saiba aonde ir quando não souber o que fazer
vS.1: "
E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos."

A viúva foi buscar a direção de Deus com um homem de Deus, pois no passado recebeu um legado de fé através do seu falecido marido que cria no Senhor. Por isso é tão importante praticarmos a nossa fé no meio em que vivemos, para que deixemos para essas pessoas um legado de fé.
Aonde buscamos determina a resposta que teremos.
No momento de desespero o Senhor é o nosso refúgio e fortaleza. Não podemos pôr a nossa confiança na criatura, e sim no Criador.
Davi por confiar sempre no nome do Senhor, e não em carros e cavalos não perdia uma só batalha e seus inimigos não prevaleciam.

-Frente ao desespero não se deixe levar pelo negativismo
vS 2: "
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite."

O pessimista e o otimista viajam no mesmo trem, mas o pessimista se senta no ultimo vagão virado para trás e o otimista viaja na frente, virado para frente. Os dois vêem a mesma coisa, mas o pessimista vê as coisa indo e o otimista vê as coisas vindo.
Ao invés de contar o que se foi, precisamos nos voltar para o que temos, e fazer um bom uso disso.
A viúva não se esqueceu da sua botija de azeite, que era a única coisa que lhe restava. Se ela tivesse sido pessimista teria dito apenas "não me resta nada".
Como diz uma pequena piadinha sem graça: "Um pobre antes de sofrer algum dano nos seus bens diz que não tem nada, mas quando algo lhe acontece diz que perdeu tudo".
Só depois da perda é que vamos ver que tinhamos alguma coisa e que se tivéssemos aproveitado o que tinhamos talvés não estaríamos em desespero.
Temos que ter muito cuidado para que o desespero não nos cegue, nem nos ensurdeça, pois no dia que isso acontecer saberemos que chegamos ao negativismo.

- Valorize as pequenas oportunidades
(ainda no vS. 2)
A viúva tinha um pouco de azeite e se virou com o que tinha.
Temos que valorizar (e não desprezar) os dias dos pequenos começos, ter a humildade de começar de baixo (analisando sempre as propostas com base na Palavra do Senhor).
Se a viúva não tivesse valorizado o pouco que tinha, o teria gastado dizendo "só tenho isso mesmo, isso não dá pra nada então vou gastá-lo". Mas ela foi sábia ao entregar nas mãos de Deus o pouco que tinha.
Faça o mesmo, pois o Senhor, nosso Deus é conhecido por multiplicar aquilo que confiamos a Ele.
Quem não se lembra da multiplicação dos pães e peixinhos, ou da outra viúva que Elias visitou e o pouco azeite que ela tinha transbordou?! Tudo o que entregamos nas mãos do Senhor Ele nos devolve transformado, Ele pode transformar as nossas vidas se a entregarmos a Ele, Ele pode resolver nossos problemas, curar as nossas enfermidades, enfim... Ele pode fazer tudo aquilo que não podemos sozinhos
Ele é o Deus do impossível!

-Prepare-se para a abundância de Deus
vS. 3: 
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

Temos que manter firmes a nossa fé, pois se foi Deus que abriu as portas, Ele também nos honrará.
Eliseu viu antes de acontecer a abundância que Deus derramaria sobre a vida daquela mulher, por isso pediu que não pegassem poucas vasilhas, mas muuuuitas. Se vocês repararem, no vS. 6, apenas quando não haviam mais vasilhas que pudessem ser cheias, foi que o azeite cessou. Se aquela mulher tivesse trazido mais vasilhas teria mais azeite ainda.
Isso nos mostra que temos que estar preparados para o que Deus tem pra derramar nas nossas vidas, pois Ele tem muuuito, mas as vezes chegamos a Ele apenas com uma "vasilhinha" pequenininha, então recebemos só um pouco. As vasilhas aqui representam a fé que Eliseu e a viúva tiveram, e por terem pego tantas vasilhas, muito receberam.
Eu te pergunto:
"Quantas "vasilhas você tem levado diante do Senhor?"
Qual tamanho da sua fé?
O Senhor nos diz que o que pedirmos receberemos, se você teve fé pra pedir coisas grandes mantenha essa fé para recebê-las também.
Prepare as suas vasilhas!!

- Cuidado!! 
Existem milagres para o público e milagres que devem se manter ocultos
vS. 4 e 5: "
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia."
Existem ações de Deus que são feitas de portas fechadas para o público. Não é tudo o que o Senhor nos faz ou diz que precisamos compartilhar com todos.
Um grande exemplo disso foi Ezequias, que por mostrar as grandes riquezas que Deus havia lhe dado, por ter aberto as portas foi saqueado e perdeu tudo o que tinha.
Peça discernimento ao Senhor, pois por mais horrível que pareça, aonde você menos espera pode haver inveja e má compreensão que podem roubar as suas bençãos.
Vigie!!
-Não compreenda o milagre como um fim em si mesmo
vS.7 :"
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto"

O milagre coube a Deus, mas a venda do azeite coube a viúva fazer. Deus nos dá coisas preciosas, mas nós temos que ser bons administradores, pois há a parte de Deus e a nossa que somente cabe a nos fazermos.

O que acaba é a vasilha e não o azeite. O que acaba é o que nós providenciamos e não o que Deus providencia. O Senhor não desperdiça Sua unção. Temos que valorizar o que Deus nos dá.

Se Deus te deu algo, isso é só o começo, agora é com você ser um bom administrador e não desperdiçar as bençãos de Deus. As bençãos que o Senhor nos concede devem suprir três necessidades: as nossas, as do nosso próximo e as do Reino de Deus. Não se engane, se Deus te deu muito, não é simplesmente para que você ficasse rico andando de Mercedez por aí. Abra os seus olhos e veja que há muito mais além do seu umbigo, há pessoas precisando do que você tem, não só falo de dinheiro, isso vale também para os dons que Deus nos dá. Ele não nos dá nossos dons pra despediçarmos ou para que nos gloriemos com eles, e sim para servirmos ao próximo e para que o Seu nome seja glorificado, pois tudo é Dele, por Ele e para Ele.

E aí, já serviu seus dons hoje? Comece com seu vizinho e espalhe a essência do Senhor, que não faz acepção de pessoas e derrama sobre quem ama Sua grande medida.

Enfim queridos, essa é a mensagem de hoje. Espero que tenham sido edificados (eu fui muito). Todos os méritos ao Senhor e créditos ao nosso sábio bispo, benção de Deus em nossas vidas.
obs: Como esse post foi tirado de um esboço que eu fiz ouvindo a ministração do bispo, pode estar escrito com linguagem diferente, e acrescentei algumas coisas que o Senhor me falou enquanto escrevia.



Até a próxima... 

Nenhum comentário: