Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cuidado com a fornalha de fundição!!


"pois são o teu povo e a tua herança, que tiraste do Egito, da fornalha de fundição."
1Reis 8:51

Hello gaditas...

O versículo chave de hoje é o que está logo acima. 
Salomão fazia a oração de dedicação do templo do Senhor, e clamava a Deus para que escutasse a oração de quem se voltasse para aquele templo, não importa onde estivesse ou quem fosse, e sendo assim, pediu que também ouvisse ao povo de Israel, sendo esse o Seu povo que tirou do Egito, do meio da fornalha de fundição.
Salomão, assim como Moisés em Dt 4:20 se referiam a escravidão do povo de Israel tão dura e cruel como uma fornalha de ferro.
Mas hoje não vou falar sobre o significado desse versículo, mas da expressão isoladamente "fornalha de fundição, ou forno de ferro"
Essa expressão fornalha de fundição tem o significado de algo que nos molda, pois numa fornalha de fundição é colocada a matéria-prima dentro de uma forma e colocada no forno para que saia segundo a forma em que lhe foi colocado.
O povo de Israel mesmo sendo avisado de que não deveriam fazer imagem alguma que se pudesse adorar, tomaram suas jóias e fizeram um bezerro de ouro para que pudessem adorar. Sim, eles usaram uma fornalha de fundição, mas antes disso, sua atitude demonstrou que eles estavam ou tinham passado por uma fornalha de fundição.
Como assim?
Ele se deixaram moldar pelas más influências, pelas circunstâncias, pelas murmurações, pelo desespero momentâneo ou ainda, pelo ambiente em que estavam. E isso não foi só uma vez. Mesmo eles sendo avisados que não era bom que se casassem ou que fizessem aliança com povos idólatras, eles entraram na fornalha de fundição e foram moldados pelo costumes daqueles povos, que eram abominação ao Senhor, porquanto eram idólatras. 
E como isso se aplica aos dias de hoje?
Por mais que tenhamos uma ativa e avivada vida espiritual não podemos fugir da vida secular, da escola, do trabalho, pois isso nos serve para o nosso sustento e aprendizagem. Não tem como fugir disso, não dá pra se trancar numa torre e esperar que assim esteja agradando a Deus, até porque é lá, no mundão, que estão os perdidos e os que precisam ouvir de Deus, e não só ouvir, mas ver, através de nós, as maravilhas que Ele pode operar na vida de quem crê.
Mas o ambiente que nos encontramos, as pessoas que temos que lidar ou até mesmo algumas coisas que temos que aprender, não condizem com a vontade de Deus, mas nós temos que estar lá. Não se iluda, não é em todo lugar que você vai, que vai ser uma maravilha, que você vai ser poupado de ouvir besteiras, de ver o que não gostaria de ver. Mas o que vai fazer a diferença nessas situações é a nossa escolha.
O mundo jaz do maligno, o que quer dizer...
1 Estar deitado (no solo ou no leito) 2 Estar morto ou como tal 3 Estar quieto, imóvel 4 Estar sepultado 5 Estar colocado, posto, situado 6 Continuar, permanecer Encontrar-se, estar, permanecer.
...
ou seja, o mundo está cada vez mais se afundando na vontade de satanás, e isso nem precisa ser um conhecedor da Bíblia pra perceber. O mundo, na verdade é uma grande fornalha de fundição que tem conseguido moldar até mesmo àqueles que um dia já experimentaram a boa vontade de Deus.
Como isso acontece?
O primeiro passo para ser moldado é a acomodação, é o simples fato de achar que é tudo normal, que não tem problema algum fazer tal coisa porque outras pessoas também estão fazendo. Te digo uma coisa, mesmo se você ver a maior autoridade espiritual que você conheça cometendo um pecado, você não pode cometer aquele pecado, porque você sabe que é pecado, e se você comete um pecado sabendo que é pecado você está pecando!!! ( é enrolado, mas é isso aí!).
Como eu costumo dizer: Seu erro não justifica o do outro, e vice-e-versa.
Um outro sinal de que você está sendo moldado é negar o pecado ou tentar distorcer a Palavra ao seu favor. Isso é um múltiplo pecado!! Você estará negligenciando a Palavra de Deus, estará fabricando ou sendo condizente com uma heresia, sem falar do pecado em si, e o fato de correr o risco de ensinar algo contrário a Palavra. A Palavra de Deus é clara e  se você possui o Espírito Santo de Deus ainda leva uma catracada na orelha como repreensão, não tem pra onde correr ou dizer: eu não sabia.
Só não sabe quem não buscar saber, pois Deus dá deliberadamente a sabedoria a que busca. (Tg1:5)
Entre outros, o mais expressivo sinal de que você está na fornalha de fundição do mundo é:
VOCÊ SE TORNA PARECIDO OU PIOR... IGUAL A ELE!!
AAAHHHH!!!
Pude ouvir um grito de desespero... Misericórdia.
O mundo que jaz do maligno, que está em trevas, tem conseguido apagar a luz de muita gente que tem se deixado moldar por ele.
Queridos, as vezes não temos como fugir de certos ambientes e não temos como nos mudar pra marte,( por mais que lá tenha água) mas nós temos que nos posicionar, professar a nossa fé e não deixar que o ambiente, a circunstância, as pessoas ,nada nos molde. Nós somos o sal da terra e a luz do mundo, nós que temos que iluminar, que fazer a diferença e não nos ajuntarmos as trevas. Não vamos deixar que tirem o que há de mais precioso em nós.
Quando você pensar:
"Cara, eu sou tão diferente, parece até que eu tô sozinho..."
Não se desespere e pense em se bandiar pro lado de lá, pense que o melhor amigo que Deus poderia te dar, Ele te deu, que é o Espírito Santo, e concerteza, se você se deixar ser direcionado pelo Espírito muitas pessoas que estão sedentas e perdidas vão encontrar em você luz, aí você "passa a banda" neles e leva pra Jesus (no sentido figurado!!).
Não queira também tratar todos com desprezo, ou excluir as pessoas, pelo contrário, se aproxime para influênciar, pra levar a presença de Deus, mas peça que Deus te direcione, te proteja e te repreenda quando necessário. Analise as propóstas, e faça propostas melhores (você entendeu!)
Mas tem uma coisinha...
Vocês se lembram da histórinha de Sadraque, Mesaque e Abde-Nego?( se não lembra deixa de preguiça que isso não é de Deus e vai ler Daniel 3, depois você volta pro post☺)
Então, ela mesmo nos mostra que muitas vezes Deus não nos livra de entrar na fornalha, mas Ele entra conosco.
Deus pode não te arrebatar, te livrar da fornalha do mundão, mas Ele está com você pra não deixar que esse calor, essa pressão toda queime seus neurônios e que você faça besteira. Mas pra isso é necessário não se levar pelos prazeres do mundo e estar em comunhão com Deus.
Enfim, Ele está contigo, somente não se deixe ser moldado....
apenas por Cristo!!
Até a próxima...

Nenhum comentário: