Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Obras da Carne – Parte VIII - Dissenções

E aí galera,
 estamos de volta.
Gostaria de pedir desculpas, afinal esse post  era pra estar disponível  ontem...
 Mas em continuação a nossa série iremos falar hoje sobre  as Dissensões. Embora essa palavra nos pareça estranha essa obra da carne têm afetado muito o Corpo de Cristo.
Vamos aos conceito: No grego a palavra usada é “dichostasiai”, ou seja, “sedições” “levantes”. Podiam ser de qualquer tipo (políticos, sociais, etc...). No nosso caso estudado trata-se de levantes dentro da igreja; rebeliões contra a autoridade pastoral ou de qualquer liderança.

Resumindo: dissensões e rebeliões são a mesma coisa.  
  a coisa muda de figura. A Rebeldia é abominável para o Senhor:

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."
1 Sm 15:23

Nesse  texto o profeta Samuel  confronta o Rei Saul devido  sua rebeldia, e por que não obedeceu perdeu o seu reinado.Isso nos alerta sobre  a importância de reconhecermos a autoridade de Deus e das autoridades delegadas por Ele  sobre as nossas vidas.Esse princípio é super importante, e nós como verdadeiros discípulos precisamos obedecer a todo custo.

O senhor deu a seguinte ordem  a Saul:

"Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos."
1Samuel 15:3
 
Mas Saul e o povo não obedeceram à ordem direta de Deus:
 
"E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente."
1Samuel 15:9

Eles pouparam a Agague e os melhor dos animais.Talvez eles não tivessem a intenção de desobedecer, mas o fizeram.Mais  a frente nesse mesmo capítulo o Rei Saul utiliza  como desculpa para a sua desobediência  o argumento de que pouparam o melhor  dos animais para oferecer em sacrifício ao Senhor. Mas sabe o que  Deus lhe respondeu?

VS. 22 "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." (grifo nosso)
 
O Senhor prefere a obediência ao sacrifício!!! Mas o que nós podemos aprender com isso?

1º O  Senhor repudia  a rebelião, e além  disso é um pecado contra a Autoridade de Deus;

 Obedecer a ordem de Deus é sempre  a melhor opção, ainda que não tenha nenhum sentido( O Rei Saul não via sentido  em matar os melhores animais, sendo que eles poderiam tirar proveitos deles);

3º O Senhor tem mais alegria  em um coração submisso do que em sacrifícios.Ou seja, do que adianta sermos rebeldes com as ordens de Deus e com as  autoridades que ele delegou(transmitir poderes) em nossas vidas (Pai,Mãe, Pastores,Líderes, Chefes e Professores – Isso mesmo o seu professor também) e depois quisermos oferecer  os nossos sacrifícios  de louvor e adoração a ele???Lembre-se  que  o senhor está mais  interessado  na motivação do nosso coração do que no tamanho da nossa  oferta.

) A submissão e honra as autoridades são ensinadas pelo Senhor em sua Palavra (ICo 16.16 ; Fp 2. 25-30 ; ITs 5. 12,13 ; ITm 5. 17,18 ; IPe 5. 5 ). Devemos obedecer a  esses princípios.
 
Que esses princípios venham estar gravados na tábua do nosso coração, e que todos os nossos gestos venham ser de adoração a Deus, inclusive o respeito às suas ordens e daqueles a quem ele delegou autoridade...

Nenhum comentário: