Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Perdoar é preciso!!

Olá gaditas...
Hoje vamos falar um pouquinho sobre um dever de todo cristão: Perdoar.
Vamos primeiro ao significado do perdão:
Remissão de uma culpa, dívida ou pena
Já sei... você deve estar se perguntando o significado de remissão (eu também), vamos ver:
Perdão, liberação graciosa de uma dívida.Descanso, repouso.
Ou seja...
Perdoar alguém é livra-lo de qualquer condenação, culpa, dar a ele repouso e descanso à alma (assim como Cristo fez a nós).


"...E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve..."
Lucas 11:4

É essa a oração que Jesus nos deu como exemplo, mas é isso que temos feito? Temos realmente perdoado aos que nos ofendem?
Nós temos a mania de, muitas vezes, impor parâmetros para o nosso perdão. Rotulamos o que é perdoável, e quem merece ou não o nosso perdão. Mas isso não é o que o Senhor nos ensinou. Vamos tomar nosso Senhor como exemplo:
Para Deus não existe pecadinho, nem pecadão, toda transgressão é pecado, certo?

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria..."
I Samuel 15:23

Mas não importa qual seja o pecado, o amor de Deus por nós é tão grande que Ele sempre nos perdoa. Ele perdoa tanto a "mentirinha" como o assassinato , se aquele que cometeu tal coisa se arrepender e voltar ao Senhor, pois Deus não faz acepção de pessoas.

"Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;"
Deuteronômio 10:17

Para Deus também não há "cota de arrependimento", e Ele nos ensina que deve ser assim entre nós.Não importa se o erro foi cometido 1 ou 77 vezes, temos a incumbência de perdoar.

"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete."
Mateus 18:21-22

Apenas quem tem fé consegue perdoar verdadeiramente, pois é necessário crer no arrependimento genuíno (já que não conseguimos esquadrinhar corações), e que haverá mudança da parte de quem se arrependeu. Muitas vezes não é isso que vemos com os olhos naturais, e por isso até receamos em perdoar, mas é aí que a nossa fé sobrenatural entra em cena, pois se não conseguimos ter fé na pessoa, podemos confiar que o arrependimento moverá o coração de Deus para operar um milagre de transformação na vida do indivíduo. Nós muitas vezes, por nós mesmos não conseguimos mudar e precisamos da intervenção de Deus, isso as vezes leva tempo, e precisamos ser pacientes com os outros no processo de mudança e crer que Deus vai intervir.
Você pode (aliás, você deve) ajudá-lo em oração.

O Senhor, ao nos aconselhar que devemos perdoar não estava pensando apenas em quem nos magoou, mas também em nós, porque Ele sabe que reter o perdão causa mais mal a quem não perdoa do que a quem não é perdoado.
"Reter o perdão é beber um veneno esperando que o outro morra" (creio que foi mais ou menos isso que Shakespeare escreveu)
Reter o perdão causa em nós uma raiz de amargura, e isso nos torna pessoas infelizes e desconfiadas; de fato isso faz até com que fiquemos sem fé, pois devido ao erro de uma pessoa, não nos achamos mais capazes de confiar em ninguém. Não se enganem queridos, é nessas pequenas brechas que o inimigo faz a festa, destruindo famílias, relacionamentos e ministérios gerando através de um simples ressentimento, amargura, que gera murmuração, que gera fofoca, que gera contenda, que gera a divisão.
Reter o perdão também é uma brecha pra traumas e sofismas. Quando damos muita liberdade pra amargura, o inimigo começa a implantar pensamentos de derrota, de rivalidade e até de conformismo em nossa mente. Você, por exemplo, pode achar normal esses tipo de pensamentos:
"Todo homem é igual!!"
...por ter se decepcionado com alguém
"Essa aí não tem jeito!!"
... por não conseguir ver mudança em alguém
"Esse mundo tá perdido!!"
... por você ver apenas o que as pessoas "más" fazem
Mas digo a vocês que isso são sofismas implantados pelo diabo pra te fazer desacreditar, pra tentar nos acomodar, pois ele sabe que quando nos conformamos com algo não nos movemos pra mudá-lo.
Exorto a vocês que não deixem que pensamentos assim tomem conta da sua mente...
escolha pensar assim:
"Se Cristo morreu por essa pessoa, ela deve ter algum valor.
Pra perdoar uma pessoa é necessário nos colocarmos no lugar dela, tentar entender o porque de tal erro e o que nós quereríamos que tal pessoa fizesse por nós se estivéssemos em seu lugar. 

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas."
Mateus 7:12


Temos que parar de ser tão egoístas.
Nós, como semelhantes a Cristo temos que ter o amor incondicional que Ele tem, e no amor incondicional não há espaço pro egoísmo, pois o foco é amar independente de tudo. No amor incondicional o foco é o outro e não nós mesmos.

"De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza."
II Corintios 2:7

Vamos nos colocar no lugar de alguém que busca o seu perdão e não o encontra. Isso já aconteceu com você?
Paulo nos ensina que melhor do que julgar alguém ou condenar, é perdoar e consolar tal pessoa, para que aquela pessoa se sinta melhor
Poxa, a criatura já está mal pelo erro que cometeu, pelo mal que fez (de fato, para que alguém chegue ao ponto de pedir perdão é porque reconheceu o mal feito ao outro, sendo assim, esse próprio se pôs no lugar de quem sofreu primeiro), nada mais correto do que tentar confortá-lo. 
Tente!Se ponha no lugar dele!!

Agora vamos abordar um ponto importante...
Você já disse:
"Eu te perdoou meu filho"
Mas e suas atitudes para com essa pessoa são atitudes de perdão ou de condenação?
Muitas vezes nós dizemos que perdoamos, mas queremos a todo custo que aquela pessoa pague pelo que fez, e o pior... através de nossas próprias mãos. Insistimos em tratar a pessoa com indiferença, ou tentamos pagar na mesma moeda o que fez pra nós.
Essa não é a atitude de um filho de Deus, de alguém que confia no Senhor.
Quem tenta fazer a justiça com suas próprias mãos está inconscientemente tomando o lugar de Deus e dizendo que Sua justiça é ineficiente.
Queridos, Deus quer misericórdia e não sacrifícios.
Ele se alegraria muito mais se você tratasse bem o seu irmão do que o maltratasse para se vingar. De fato quando perdoamos uma pessoa, nós a absorvemos da culpa, então quando perdoamos não temos nada do que nos vingar e sim que esquecer. Não digo que esquecer é fácil, mas vou dar a vocês a minha dica:
Quando alguém faz ou diz algo que me desagrada, nem espero que a pessoa venha pedir perdão, já preparo o meu espírito e oro ao Senhor:
"Deus eu não quero ficar com raiva dessa pessoa. Eu libero o perdão pra vida dela e não quero me lembrar mais disso!"
Assim, quando a pessoa cai em si e me pede perdão já estou com o coração livre de mágoa pra perdoa-la.
Bom, funciona pra mim.
É assim galera, na agilidade, pois o inimigo não brinca em serviço, temos que ser mais ágeis que ele. Não espere o amanhã pra perdoar e confortar a quem te afronta.
É assim, queridos, que agradamos o coração de Deus

Até a próxima...

Nenhum comentário: