Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Obras da Carne – Parte V - Inimizades e Porfias

Olá Gaditas,
estamos de volta com os nossos estudos, e hoje vamos falar de duas obras que não damos muita atenção, mas que infelizmente tem atrapalhado muita gente na vida espiritual e em seus ministérios.
As inimizades e as porfias, além de ser um pecado contra Deus, também é um pecado contra os nossos irmãos. As inimizades e porfias geralmente se manifestam juntas, e têm causado um grande estrago!!
Mas o que significam essas palavras ?? Vamos aos conceitos :

Inimizades: Podemos dizer que é o sentimento de não gostar de alguém, não amar; ser contrário. Trazendo para o contexto, é não amar, é ser contrário ao próprio irmão.
Quando conhecemos alguém, podemos ter três reações: A indiferença, a reação positiva e a reação negativa. A reação negativa é justamente a inimizade!
A reação positiva busca o bem estar da pessoa, é o amor ,a afeição.
Já a reação negativa busca o contrário, é o ódio e busca prejudicar a outra pessoa.
Quando não gostamos do nosso irmão, sentimos inimizade por ele, logo ele é meu oponente, meu inimigo. E isso é muito grave !!! E isso é uma amostra de um coração contaminado pela mundo! O nosso inimigo não é o homem, como está escrito em Efésios 6:12 – "A nossa luta não é contra a carne e o sangue !"

"Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo"
( I João 2:9-10)

"- Ah !! mas aquele irmão é muito chato !!!!"
Concordo, sei que existem pessoas que nós não “achamos legais” e que fazem coisas com as quais nós não concordamos, mas amar é uma decisão !! Precisamos decidir amar as pessoas, independente se nós a julgamos merecedoras ou não . O Senhor nos aceita e nos amar mesmo com as nossas falhas e imperfeições, se queremos parecer com Cristo, precisamos decidir amar a todos, pois as inimizades causam muitos problemas ao Corpo de Cristo.

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
( 1 João 4:8)

Porfias: Fala da atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos.
Quando temos um coração cheio de inimizade é gerado um desejo ruim com relação ao irmão. No início trata-se de disposição para o mal (“doido para arranjar confusão”) que pode causar os mais variados problemas( brigas que podem vir em forma de contendas, ofensas e até mesmo agressões), dando origem a dissensões e divisões.Tudo isso causado pelo desejo de “ ter razão”, que é uma ambição egoísta !

É muito triste quando observamos no Corpo de Cristo brigas e, até mesmo, discussões, ofensas, teimosias (que são formas de lutas) e, até mesmo brigas, muitas vezes por motivos tão fúteis.
Por isso guerreiros, temos que vigiar em nossos corações para não nos contaminar com a inimizade. O amor é que deve reinar em nossos corações. Lembre-se que você anda pelo Espírito de Deus, e não por suas emoções.

"Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna"
Gálatas 6:8
"E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão."
I João 4:21

Até a próxima !!!! Ah !! Deixe o seu comentário !!
 

Nenhum comentário: