Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Verdadeira santidade

"Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."
I Pedro 1:16

Olá gaditas guerreiros, povo santo do Senhor...
Hoje nós vamos falar sobre uma coisa que muitas pessoas não gostam de ouvir, mas que é muito necessário, aliás, indispensável pra vivermos na presença do Senhor: SANTIDADE!!
(teve gente que já tremeu nas bases, é ou não é?!)
Ontem eu estava ouvindo a rádio Sara fm (aliás muito boa... recomendo!), e ouvi um pastor (não lembro o nome), falar justamente sobre isso, e o que ele me falou abriu meus olhos e atingiu em cheio o meu coração, por isso quero dividir com vocês um pouco sobre esse assunto.
Nós cristãos sabemos que devemos andar em santidade e quebramos tanto a cabeça pra isso, mas não percebemos que as nossas tentativas tem sido frustradas, porque verdadeiramente não estamos vivendo em santidade, mas apenas seguindo um bando de leis.
As vezes achamos que por nos comportarmos diante da sociedade de um modo diferente, aparentemente crentes, estamos sendo santos diante de Deus. Nada mais enganoso!
Ao contrário do que muitos pensam não é a nossa roupa, o nosso linguajar, ou as nossas atitudes na frente do pastor ou de qualquer autoridade espiritual que nos tornam santos, e sim as nossas verdadeiras intensões.
Muitas vezes não é no mundo que acontece a nossa maior batalha por santidade, mas na nossa mente. Como diz o excelente livro de Joyce Meyer (link disponível aqui), a nossa mente é o maior campo de batalha, e onde o inimigo mais investe pra nos derrubar. Como eu já disse anteriormente, um pensamento é a causa ou consequência do que você fez ou irá fazer (confira o post Pense no que você está pensando). Tudo começa na sua mente.
Vamos parar pra pensar, quando você faz aquele favor pra alguém, aquilo, na sua mente, é um favor ou um empréstimo? Quando você louva a Deus, no seu interior, aquilo é um louvor ou uma barganha? ( pesado, eu sei, mas a verdade liberta).
Já venho a um bom tempo batendo nessa tecla (literalmente) : Precisamos vigiar a nossa mente!
Santidade e purificação começa de uma escolha:
"Eu decido ser santo!"
mas não se engane, você não pode conseguir isso sozinho, nem se escorando no irmãozinho ou no pastor.
Você decide viver uma vida de santidade, então você se dedica pra isso... mas dependendo do Espírito Santo (é uma parceria!!). É por isso que Deus diz que pra aquele que tem fé nada é impossível: o que é pra você fazer faça, o que você não consegue creia, porque se Deus não fizer por você, Ele vai te capacitar pra você fazer.
Você decidiu ser santo, se esforça pra isso, mas o que significa se esforçar?
Significa primeiramente estar disposto a sofrer (isso mesmo: sofrer) o tratamento de Deus. Eu digo sofrer porque é doído mesmo, já tô mandando a real: não é fácil. Mas o que nos fortalece é que Deus está conosco.
Quando decidimos ser santos, a santidade não vem imediatamente, num piscar de olhos, é necessário deixarmos ser moldados, e isso exige renúncia.
Mais uma vez, onde começa a renúncia?
NA NOSSA MENTE!
Quando você está disposto a ser santo e renunciar, não pense que de uma hora pra outra sua carne vai te deixar em paz e vai parar de militar contra o seu espírito. Muito pelo contrário, ela vai se revoltar com você.
Antes ela era a rainha, mandava em você e você acha que de uma hora pra outra ela vai aceitar perder o seu reinado? Nada disso!
Mas temos uma vantagem, Deus nos deu as armas mais poderosas para milícia:

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,"
Efésios 6:13-18

Momento reflexão: se precisamos de escudo, capacete, de armadura é porque estamos em uma constante guerra. E é verdade, estamos em guerra e o que precisamos a todo custo proteger é a nossa preciosa santidade, pra que o acusador não tenha com o que nos acusar, nem diante de Deus, nem diante dos homens.
Pode perceber, o que faz um verdadeiro cristão esmorecer e perder o ânimo pra anunciar as boas novas é ter um mal testemunho diante dos homens, porque nós sabemos que Deus perdoa e esquece, mas o homem é mais difícil. 
Não se engane querido, é isso que o inimigo quer. Se você perder o ânimo pra pregar, imagine quantos vão deixar de ser beneficiados com as dádivas que Deus poderia pôr em sua boca. E o pior é que um cristão que não anuncia as boas novas, não compartilha do Senhor geralmente não é um cristão feliz, não é um cristão completo nem realizado, e aí muitas vezes se perde a sua fé, e por sua vez quem não tem fé é mais propenso a perder de vez a sua santidade, porque essa não pode ser alcançada numa caminhada solitária, e sem fé não é possível agradar a Deus e obter Seu favor. (é meio complicado, mas é isso aí galerinha!). Mas se seu testemunho não tem sido muito bom diante dos homens, lembre-se, quando você se entrega verdadeiramente a Cristo tudo se faz novo. Deus vai fazer tantas maravilhas na sua vida que as pessoas terão que se prostrar aos pés do Senhor, e verão que Ele é contigo e que você é uma nova criatura. Eu creio e você?
O que eu quero dizer com tudo isso é : não se engane com uma vida somente de regras e doutrinas achando que está agradando a Deus.
Há uma frase que eu ouvi do Pastor Marcos Gregório (se eu não me engano) que me marcou muito:
" Deus não te recompensa pelo que você é dentro da igreja e sim fora dela"
Isso é absolutamente e indiscutivelmente verdade!
O que nos falta muitas vezes é humildade, quebrantamento pra admitir que mesmo assumindo cargos na igreja precisamos do tratamento de Deus, que mesmo sendo autoridades espirituais erramos e dependemos da misericórdia de Deus.
Digo a vocês que tem muito mais sucesso numa vida cristã aquele que busca a santidade todo dia do que aquele que se satisfaz em ser santo uma vez por semana.
Quer ser santo?
Não vou lhes dizer o que fazer porque não adiantaria seguir regras.
O que eu posso recomendar é ,tenha um coração disposto pra ouvir o que Deus quer de você, pra obedecer e pra querer agradar mais a Deus do que os homens
" ...aperfeiçoando a santificação no temor de Deus."
II Corintios 7:1
Sabe aqueles pensamentos que insistem em querer te levar pro mal caminho? Rejeite, resista-os, de fato, é necessário reprogramar a nossa mente deixando que Deus escolha o que Ele quer que permaneça em nós.
Queridos veja as suas intenções,  e se elas não são tão boas, Deus pode mudar isso.
Não faça nada como que fazendo para agradar a homens, mas a Deus. Nisso há a verdadeira santidade (separação pra Deus)
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"
I Pedro 2:9


Até a próxima...

2 comentários:

Vanessa e Robson disse...

Santidade Exige atitude !!

É difícil remar contra a correnteza do mundo, mas o Senhor nos ajuda nessa empreitada....

Vamos lá galera!!

Gaditas disse...

E glória a Deus por isso, porque sem Ele não temos a menor chance não é?!
Ki Deus te abençoe
;*