Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aprendendo com o fracassso



"Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena"

(Pv 24.10)

Olá keridos...

Esse post foi enviado por uma gadita, e me chamou muito a atenção, pois falou mais ou menos sobre o que Deus tem me ensinado.Tipo, momento experiência própria...

Muitas vezes a gente acha que, por andarmos com Deus, por seguirmos a Deus temos que fazer tudo perfeito, tomar sempre as melhores decisões, falar sempre o que é certo, nunca ser precipitado, nunca pensar algo que desagrade a Deus. Na verdade essa é a nossa intenção e o desejo de Deus, mas vamos parar pra pensar, a maior parte das coisas que nós aprendemos (e não esquecemos) são frutos de um erro, seja ele cometido por você ou por outro alguém que você tenha tomado como exemplo. Isso, na maioria das vezes acontece porque antes de cometer o ato já medimos as consequências.

É como acontece em matemática, nós aprendemos muito mais na prática do que só na teoria. Óbvio que seria muito mais satisfatória se na prática fossemos tão perfeitos quanto na teoria, mas como somos falhos, os nossos primeiros passos ao acerto normalmente são errados. Assim como uma criança que está começando a andar cai muitas vezes, assim somos nós, mas nós precisamos aprender com os nossos tombos.

Um tombo não significa o fracasso, mas a atitude que você toma após o tombo pode determinar a sua vitória.

Aprendemos muito mais no vale do que no monte. O vale, por mais que não consigamos ver, é lugar de crescimento. São nas provações, nos erros, nos aparentes fracassos, no desespero que buscamos mais a Deus, que somos mais dependentes Dele e que o Seu poder se manifesta nas nossas vidas, assim temos um bom testemunho pra avivar a nossa fé e a de outros...

Enfim, aproveitem o estudo...

"Precisamos aprender a ver o fracasso por um aspecto positivo. William James disse que "nós podemos mudar nossas vidas alterando a nossa atitude mental". Salomão nos exorta: "Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena"(Pv 24.10). Paulo nos ensina que a nossa forma de pensar determina a nossa vida. Santificação começa na mente: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4.8). Paul J. Meyer diz: "A vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isto".

O fracasso faz parte da vida de qualquer pessoa. Ele é inevitável e inerente a natureza humana. Ele não é um inimigo, uma "maldição hereditária", um acontecimento irreversível ou definitivo. Considere o fracasso como o preço ou uma taxa que você paga pelo progresso. Davi declara: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra" (Sl 34.19)

John Maxwell apresenta algumas razões porque as pessoas fracassam:

1. INCAPACIDADE DE LIDAR COM PESSOAS

Para J. Maxwell, uma pessoa precisa de quatro coisas para ser bem-sucedida: RELACIONAMENTOS, EQUIPE, ATITUDE E LIDERANÇA. Todas elas estão ligadas ao relacionamento interpessoal. E cada vez mais as pessoas estão encontrando dificuldades em ser gente. A igreja é constituída por pessoas complicadas que tem dificuldades de iniciar e manter um relacionamento equilibrado. T. Roosevelt disse: "O ingrediente mais importante da fórmula do sucesso é saber como se dá bem com pessoas".

2. ESTAR NO LUGAR ERRADO

Deus tem um plano ou um propósito para as nossas vidas. Este plano envolve missão, tempo e local. Precisamos ser a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo.

Uma pessoa no lugar errado é um problema. A Bíblia nos ensina acerca do profeta Jonas. Ele fugiu do propósito de Deus e enquanto fugia, ele era um problema. Ele confessa aos seus companheiros de barco, em meio a uma grande tempestade: "porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade "(Jn 1.12).

3. FALTA DE SONHO OU OBJETIVO

Deus criou cada pessoa com um propósito. Jesus conquistou pessoas para atingir um objetivo. Paulo confessa: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... Prossigo para o alvo..." (Fp 3). Sucesso é viver no propósito de Deus. Infelizmente, muitos não pensam assim. Don Marquis reconhece:

"Em nosso mundo as pessoas não sabem o que querem, mas estão dispostas a tudo para conseguí-lo".

4. FALTA DE FOCO

Focar é priorizar. É colocar "em primeiro lugar"(Mt 6.33). Observe que prioridade relaciona-se com o uso do tempo. É como disse P. Meyer: "O seu tempo é subordinado às suas prioridades, porque o que você escolhe fazer, você criará tempo para fazê-lo" (P. Meyer). Muitos fracassam por causa da dispersão.

5. FALTA DE COMPROMISSO

Compromisso é dedicação e envolvimento. Quando um objetivo é priorizado exige-se dedicação. Jesus declara que onde estiver o nosso tesouro ai estará o nosso coração. Pense no seu último fracasso: Você parou porque fracassou ou fracassou porque parou. A Bíblia declara: "Tudo quando fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens". (Cl 3.23).

6. INDISPOSIÇÃO PARA MUDAR

A inflexibilidade é o maior inimigo do sucesso e das realizações. As pessoas fracassam porque não estão dispostas a mudar.

Somente Deus é imutável e somente Ele é perfeito e auto-existente. A mensagem fundamental do Evangelho é o "arrependimento", isto é, Deus exigindo de cada um a mudança de mente, sentimentos e hábitos. A vida cristã é caracterizada por um andar em "novidade de vida" (Rm 6.4).


A vitória pertence aos que mais perseveram. Evite e desconfie dos caminhos fáceis.

Cortar caminho revela impaciência, falta de auto-disciplina e, muitas vezes, caráter.

Lembre-se do ensino de Jesus sobre o caminho estreito versus o caminho largo. O caminho escolhido determina o resultado no final. A Bíblia exorta: "Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta" (Hb 12.2). O sucesso é para aqueles que perseveram no caminho certo.

8. CONFIAR APENAS NO TALENTO HUMANO

A Auto-confiança é boa até não se tornar em soberba. A soberba leva a pessoa a superestimar o seu valor e a sua competência. A causa básica do fracasso é a soberba. Salomão dizia que a soberba precede a ruína. Paulo diz: "Não pense de si mesmo além do que convém..." (Rm 12.3 com Gl 6.3).

A habilidade ou o talento humano só produz êxito com a benção de Deus. A dependência de Deus é o segredo do sucesso. "DAVI LOGRAVA BOM ÊXITO EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS, POIS O SENHOR ERA COM ELE". (1 Sm 18.14)."

Obs: esse estudo foi enviado sem o nome do autor, por isso não foi possível honrar quem escreveu, mas não foi a nossa intenção.

Mesmo assim, nós agradecemos primeiramente a Deus e ao autor desse estudo.

Até a próxima...

Nenhum comentário: