Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Incentivadores da fé

Olá galerinha...
Tava escrevendo outro post quando venho uma luz sobre mim...
Não, eu não fui arrebatada, foi só a idéia pra esse post!
Hoje quero falar sobre uma pessoinha , que duvido muito que você já tenha reparado na Bíblia. Eu mesma nunca havia reparado, mas ela me chamou a atenção:

"Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."
Mc 10:46-52

Conseguiram achar alguém? Uma dica, não é Jesus e nem o cego.
Na verdade essa pessoa é um anônimo, não teve nem seu nome ou qualquer de suas características descritas, talvés ninguém percebeu, mas ele foi sim um insentivador de fé, com um pequeno gesto.
Podemos identifica-lo no vS 49:
"E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama."
Claro, sem dúvidas Jesus merece toda honra e toda glória e pra mim Ele sempre é o astro de todas as "cenas", mas esse anônimo merece a nossa atenção porque ele nos ensina uma bela lição.
Muitos podem pensar:
"Mas ele foi mandado, não foi por vontade!"
Como vimos acima, no versículo, ele foi enviado a chamar o cego, mas ele foi além. Mesmo que ele próprio não tenha percebido, ele incentivou a fé do homem cego pelas suas simples palavras: Tem bom ânimo!
Mas o que é ter bom ânimo? Porque essas palavras tem um poder tão grande de incentivo?
A palavra "ânimo" aqui vem do grego "tharhountes". Significa ser ousado e confiante. Uma palavra do grego muito semelhante é "tharseo". Pode ser traduzida como "tomar coragem" ou "tomar ânimo" que significa "não tenha medo!" ou "coragem!"
A palavra de Deus diz que a fé vem do ouvir, o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10:17). Quando ouvimos alguém nos dizer:
"Tem bom ânimo!"
é como se dissesse:
"Não desista, você vai conseguir!"
e assim, mesmo que as circunstâncias sejam contrárias, temos fé, e isso nos impulsiona pra alcançar o melagre ou a benção que tanto esperamos.
Vamos analisar a situação do pobre cego.
Ele estava na rua mendigando e quando percebeu que Jesus passava, uma fé lhe acometeu o coração, e ele não teve medo de clamar, de chamar a atenção de Jesus. Mas no meio daquela multidão toda encontrou muitos para o desmotivar, para o repreender. Isso deve ter soado a ele como um:
"Não adianta clamar, Ele não vai te ouvir! Desista!!
Não sei se aquelas pessoas o repreendiam por estarem incomodadas por seus gritos ou por medo da ousadia do cego, sabendo que assim corria o risco dele alcançar as bençãos e o restante da multidão não ser notado, pois só vemos relatos dele gritando e chamando desesperadamente a atenção de Jesus.
Como vimos, no meio de uma multidão Bartimeu encontrou vários desmotivadores e um insentivador de fé.
Vamos levar isso para os nossos dias, não é isso que acontece conosco muitas vezes?
Você chega, por exemplo, com a notícia que você recebeu uma promessa de Deus, todo animado, com a fé lá em cima e vem alguém pra jogar um balde de gelo (não é nem água gelada!) sobre os seus sonhos, muitas vezes por não entender como aquilo vai acontecer, ou por inveja, ou por não receber apoio de outras pessoas.
Isso acontece muito, pessoas que não recebem incentivo são meio travadas pra dar incentivo. Como podemos dar o que não recebemos?!
E você pode estar no meio de uma multidão, mas contar nos dedos os incentivadores.
Não queria que fosse assim!!
Eu tenho em mim um pensamento: A mudança começa de nós mesmos!
Mesmo a mudança de outras pessoas pode vir de nós, sabe como?
Através da nossa mudança e da nossa intercessão.
Como eu disse acima, é difícil alguém dar o que nunca recebeu, então aí que entra a sua mudança. Ao invés de você ficar com raiva da pessoa que tenta te desmotivar, vá lá e dê a ela o que lhe falta: INCENTIVO!!
Isso vai gerar uma mudança nela!
Olha que benção!! Além de você ser abençoada com essa mudança de atitude, porque é muito bom se alegrar com os que se alegram, você vai mudar a vida de muitas pessoas com simples atitudes.
Que nós possamos, assim como esse homem anônimo sermos insentivadores da fé de outros, pois é pela fé que vem os milagres de Deus.
E se você ficar anônimo como o cara da Bíblia não tem problema, pois o nome do Senhor será engrandecido. Não foi pra isso que você foi feito?
Incentive meeeesmo!! Mesmo que pareça impossível, que pareça loucura, incentive! Siga o exemplo do próprio Deus que tantas vezes falou:
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
João 16:33
"Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria."
Josué 1:6
"E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz."
Lucas 8:48
"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:9

O Senhor ainda profere palavras de ânimo, de incentivo a Seus filhos, e Ele pode te usar para isso.
Como disse mais acima, a fé vem do ouvir a Palavra de Deus. Quando você fala da Palavra do Senhor para alguém, uma sementinha de fé é lançada, e pode resultar em grandes milagres, avivando também a fé de outros pela visão das maravilhas de Deus.
A fé é contagiosa!!
Então queridos, disponha-se para que o Senhor te use como um incentivador da fé.
Abra a sua boca e diga a quem está a sua volta:
      "Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR."
Salmos 27:14

Amém?!

Até a próxima...

Um comentário:

Intercessão e oração disse...

A PAZ,
RECEBI UMA TAG DO BLOG DA THALITA E ESCOLHI O SEU PARA PARTICIPAR, PASSA LÁ E PEGA AS REGRAS .
DEUS ABENÇÕE!

http://intercessaoeoracao.blogspot.com