Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como ouvir a voz de Deus?

Olá gaditas guerreiros...
Blz?
Hoje o post é sobre uma dúvida que assola a muitos de nós...
Como posso ouvir, ou saber que é Deus que está falando comigo?
Essa dúvida é muito frequente porque a voz de Deus não é como a voz do seu amigo quando fala com você, quando Deus te dá uma bronca não soa como os gritos da sua mãe no seu ouvido (ainda bem!)
Primeiramente precisamos saber que Deus é espírito e se comunica conosco espiritualmente. Deus nos deu o privilégio de termos conosco, habitando em nós o Seu próprio Espírito e é através desse que Ele se comunica conosco.
Mas você deve estar se perguntando:
"Então porque eu não consigo ouvi-Lo, ou saber se é Ele que fala comigo?"
"O que eu preciso fazer pra ouvir a voz de Deus?"

Para ouvir a voz de Deus é necessário primeiramente querer ouvir a voz Dele e ter fé que você irá ouvi-la.
Por exemplo, quando sua mãe fala algo pra você, mas você não quer ouvir o que ela está tentando te dizer você poderá até escutar a sua voz, mas não vai ouvi-la de verdade. Assim acontece com o nosso relacionamento com Deus. Ele quer falar conosco, e de fato Ele tenta falar conosco mas não conseguimos ouvir o que Ele tem a dizer, e isso tem a causa em diversos fatores, mas principalmente na nossa indisposição e falta de receptibilidade a Palavra de Deus em nossas vidas.
Se quisermos ouvir a voz de Deus temos que nos preparar para recebê-la. 
Em Lucas 8 o Senhor nos conta uma parábola que se encaixa perfeitamente a nossa realidade, a disposição do solo em que será jogada a semente de Deus, que poderá, ou não dar algum fruto.
"E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:
Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;
E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?
E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança."
O nosso coração é o solo em que o Senhor  deseja plantar a Sua preciosa semente a fim de que dê bons frutos, mas nem sempre nós estamos preparados para receber essa semente, pois o nosso solo não está fértil e receptivo. A Palavra do Senhor não pode ser recebida de qualquer jeito, ela é preciosa e merece toda a nossa receptividade, sendo ela uma palavra doce ou dura de se ouvir. É sabedoria do alto!!!
Bom, a parábola acima em nosso estudo se referirá a mente de diferentes pessoas, ou a mente de uma só pessoa em estados diferentes.
A primeira semente é lançada, mas permanece junto ao coração. 
É quando nós até ouvimos  o que Deus tem a nos dizer, mas damos ouvidos ao diabo, as circunstâncias, ao medo, as zombarias, ao desanimo, e aquela palavra é tirada do nosso coração; normalmente é esquecida.
Isso acontece muito quando recebemos uma promessa de Deus, mas por termos que esperar, e passar por tribulações até alcançar a promessa, acabamos deixando desfalecer a nossa fé, as vezes até achamos que nos enganamos que não foi Deus que falou conosco, que não foi Ele que prometeu, e o desânimo, o cansaço, as perseguições, roubam de nós aquela palavra de esperança. (Mas não desanime querido, pois Deus não é homem pra mentir, Ele é fiel pra cumprir o que promete, e esse tempo de luta é pra te preparar pra grande promessa! Creia!)
Isso pode acontecer também quando não meditamos na Palavra que recebemos, quando não a praticamos. Podemos, por exemplo receber uma admoestação de Deus sobre algo que estamos fazendo, e na hora até nos arrependermos, concordarmos que estamos errados, mas se não praticarmos, se não tomarmos uma atitude de mudança, se não quisermos renovar a nossa mente, acabaremos esquecendo da admoestação de Deus e cometeremos de novo o mesmo erro.
 Vigia cristão!! Se for preciso anote o que Deus te falou e pregue na parede da sua casa, mas não deixe que isso seja roubado de você.
Entre outras coisas para não deixarmos que o inimigo roube de nós as Palavras do Senhor é necessário cultivarmos em nós o temor, o respeito, a reverência a voz de Deus. Declare a palavra de Deus a todo instante na sua mente, não deixe que ela fique vagueando por pensamentos que não te edificam, você tem a mente de Cristo!!
O que Cristo pensaria?
A segunda semente foi lançada sobre um terreno pedregoso, foi recebida com alegria, mas na tribulação foi morta, por não estar enraizada.
Isso se refere a uma mente, um coração preso a circunstâncias, geralmente um coração oscilante, incontínuo. É o crente que geralmente está desanimado.
A vida de um verdadeiro cristão não é fácil, há sim provações, há tribulações, e glória a Deus por isso, porque como diz um ditado "o que não nos mata nos fortalece". Tudo isso nos torna mais fortes, mas claro, dependendo da sua atitude diante das adversidade. Você pode simplesmente se prostrar, desistir de tudo, murmurar, se descabelar e chorar até não poder mais ,ou você poder guardar a Palavra de Deus no seu coração e confiar que Deus não vai mudar pelas circunstâncias, mas que vai fazer com que tudo coopere para o seu bem e para que a palavra Dele se cumpra.
Gosto muito de citar o exemplo do povo de Israel no deserto: aqueles que murmuraram morreram no deserto, mas aqueles que confiaram no Senhor, que "passaram pela prova dando glória a Deus", esses alcançaram a terra prometida. Assim acontece conosco... se nós desistirmos no meio do caminho não alcançaremos, mas se formos constantes e dispormos a nossa mente para ver as circunstâncias como um agir de Deus, aí teremos forças para prosseguir e alcançar o que Deus tem pra nós.
Como Deus diz em Sua Palavra, os nosso olhos são a nossa candeia, mas se ela for trevas tudo será trevas. Ou seja, depende de como vemos as coisas.
Uma dica: escolha ver as coisas do modo mais otimista possível, veja como Deus vê.
A terceira semente cresceu entre os espinhos. Esse até ouviu e tentou crescer, mas os cuidados do mundo o sufocaram.
Queridos, isso nos mostra que em nossas vidas nós temos que fazer escolhas, e priorizar o que nos é mais importante visando o futuro. Se nós priorizamos em nossas vidas os espinhos, uma hora eles acabam nos sufocando. Se na sua vida você prioriza os prazeres que o mundo pode te oferecer, uma hora você vai acabar não conseguindo ter uma vida com Deus, pois isso vai exigir mais e mais de você.
A Palavra de Deus diz que aquele que quiser ser discípulo de Jesus que aborreça a sua vida, quando não fazemos isso não podemos ser verdadeiramente Seus discípulos, mas somente a multidão que acompanha. Mas chega uma hora que o mestre vai querer ir a lugares mais altos, que exige renúncia de tudo, aí somente os discípulos poderão acompanhá-lo e se você não estiver disposto a largar tudo pra ir com Ele você vai ficar pra trás.
Por mais que tenhamos afazeres, necessidades humanas, não podemos deixar que isso sufoque-nos a ponto de não conseguirmos ouvir a voz de Deus. Uma vida cheia de preocupações exige uma mente cheia de preocupações.
Imagine uma sala cheia de pessoas fazendo o máximo de barulho possível. Você está lá e uma pessoa tenta falar algo com você, mas nessa bagunça é impossível ouvi-la! Assim somos nós quando temos a nossa mente tomada por tantos cuidados, eles sufocam a voz de Deus em nós.
Uma mente cheia de preocupações é uma mente muito bagunçada, e geralmente sem espaço pra mais nada. Há uma atividade tão constante que é impossível ouvir a Deus no meio dessa confusão.
Pra se ouvir a Deus é necessário uma mente pacífica e esperançosa pela voz de Deus.
Fique atento, a qualquer momento Deus pode falar com você!!
A última semente foi lançada em terra fértil e obteve bons frutos.
A terra fértil é uma mente, um coração preparado para ouvir a voz de Deus, que a ouve a pratica, a obedece.
Nós geralmente mantemos uma terra fértil para a voz de Deus quando cremos que Ele pode falar conosco e que o que Ele tem a falar irá nos edificar. 
Não adianta você ir até a casa do Senhor dizendo: " Deus fala comigo!!" , mas quando você chega lá você não aceitar a palavra e ficar o culto todo achando que aquela palavra é pra fulano, pro vizinho, pro irmão desviado.... se a palavra fosse pra ele, ele estaria lá!
Muitas vezes Deus fala conosco, não como esperávamos, com trovões, com show de luzes, Ele fala como uma brisa suave. Mas se acalme, com o tempo nós aprendemos a reconhecer a voz de Deus.
Assim como uma pessoa que você conhece a muito tempo, quando ela te liga você nem precisa perguntar quem é, assim também acontece quando desejamos e buscamos intimidade com o nosso Deus.
Mas tem algumas coisas, além das citadas acima, que tornam o nosso solo infértil para a Palavra de Deus:
O medo: Quando nós temos medo do que o Senhor vai dizer, acabamos pondo uma proteção sobre os nossos ouvidos, e não queremos, muitas vezes, buscá-lo por saber que o que Ele tem a nos dizer não nos agradará, ou se oporá a nossa concepção. Isso nos leva a próxima praga da nossa terra:
O orgulho: Quando não temos coragem de assumir que estamos errados e até queremos impor a nossa vontade acima da vontade de Deus, não buscamos ouvir a voz Dele, normalmente para não entrar em:
Desobediência: Quando não estamos dispostos a fazer a vontade de Deus, aí mesmo é que não buscamos saber o que Ele tem a nos dizer!
Auto-suficiência: Quando achamos que a nossa opinião, que a nossa vontade é a única que importa, não buscamos ouvir o Senhor, pois achamos não precisar Dele.
Sofismas e Fortalezas: Quando temos implantados em nós sofismas e fortaleza normalmente tendemos a discordar de tudo aquilo que se mostra contrário ao nosso pensamento, nos tornamos assim resistentes a mudanças e a voz de Deus.
Racionalidade: As coisas de Deus são sobrenaturais e muitas vezes, sem uma explicação lógica, então quando nos prendemos a racionalização começamos a questionar muito, o que acaba roubando a nossa fé até para ouvir a Palavra de Deus e aceitá-la.
Como um rádio mal sintonizado onde só se ouvem ruídos, assim seremos nós se não estivermos bem sintonizados com Deus. Então nos é necessário foco e santidade.
Seu objetivo é ouvir a voz de Deus? Então mãos a obra, cuide da sua terra para que seja uma terra fértil, para que a Palavra do Senhor não seja apenas ouvida, mas praticada, e venha a dar bons frutos
Fiquem na paz
Até  a próxima...

2 comentários:

Clécia Ferreira disse...

Essa palavra caiu como uma semente na terra do meu coração, espero que ela esteja fértil... Com certeza preciso de intimidade com Deus pra que ao ouvir Sua voz eu reconheça de imediato! Deus abençoe mais e mais vocês...

Gaditas disse...

Olá amada,
Ki essa palavra seja mesmo fértil em seu coração gerando mudança na sua vida.
Muito obrigado...
Ki Deus te abençoe kerida!