Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ei cristão... não vá cair em tentação!!

Olá varãos e varoas do Senhor!!
Hoje com esse post quero fazer um alerta pra geral aí: Cuidado pra não cair em tentação!!
Muitas vezes a tentação vem quando a gente pensa:
"Ufa! A prova acabou, agora tô na benção!!"
Quando a gente menos espera, e até mesmo quando a gente abaixa a guarda pensando:
"Dessa eu escapei!!"
Vigia crente, porque uma tentação pode sim vir duas vezes do mesmo lugar. Ela pode vir disfarçada, de fato ela pode vir até com um lacinho rosa em cima pra parecer mais atraente.
Vamos saber, primeiramente o significado da palavra tentação:
ato ou efeito de tentar, colocar a prova

Pois é galerinha, Deus não tenta a ninguém, mas pode permitir a tentação como uma provação, não para nos destruir, mas para fortalecer a nossa fé.
O próprio Jesus foi tentado conduzido pelo Espírito Santo (Mt 4:1). Isso mesmo, o Espírito Santo não disse pra Jesus: "FOOOGE NEGÃO!!"
Ele conduziu Cristo ao deserto, onde seria tentado. Aquilo era parte da preparação para o que Deus teria que enfrentar.
Fala sério, quem nunca foi tentado que atire a primeira pedra no PC (faz isso não, tô brincando!!). Com certeza você já foi tentado, mesmo que não tenha percebido. E como é bom quando saímos da tentação intactos, vencedores. Dá vontade de gritar:
" Eu sou o supercrente!! Manda outra que eu tô pronto!!" (brincadeirinha, toda honra e glória ao Senhor, sem Ele a gente não é nada) 

Mas e quando falhamos?! Nos sentimos uns manés pensando:
 "Como eu pude cair nessa? Tava na cara que era laço!!"
As vezes até damos umas batidinhas com a cabeça na parede de levinho (credo!), mas glória a Deus que faz a gente se arrepender, nos perdoa e nos levanta novamente.
Como não somos bobos nem nada, sabemos que é melhor aprender com os erros dos outros né? Afinal, foi por isso que Deus não escondeu os erros cometidos e colocou todos em Sua palavra. Pra mostrar o que acontecia com quem errava, levava mais que um puxão de orelha ... ainda bem que hoje vivemos na graça!! Mas com o personagem da historinha que irei lhes mostrar o fim foi trágico... mas não chore, ele nos deixou lições preciosas.
Vamos a historinha (e nada de preguiça pra ler porque isso não é de Deus ein!!!)...
1Reis 13
Certo homem de Deus tinha uma missão em Betel ...(vS 1-6)"E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará. Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si. E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do SENHOR. Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao SENHOR teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao SENHOR, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes."... é, o cara cumpriu sua missão, profetizou, curou, mostrou para o que veio. Mas recebeu uma tentadora proposta...(vS 7)" E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente"...mas sabiamente resistiu a tentação (Wiin \o/)(vS 8)" Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da sua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar"... ele já estava esperto porque Deus lhe tinha advertido...(vS 9-10)" Porque assim me ordenou o Senhor pela Sua palavra, dizendo: Não comerás, nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste. Assim
 foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel"... ufa, passou pela tentação... mas não acabou por aí não! Enquanto isso, em um lugar não distante...(vS 11-15) "E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai. E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá. Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou. E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou. Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão"...isso mesmo, quando o carinha já pensava: "Missão cumprida!", veio a tentação correr atrás dele. Você deve estar pensando: "Ah, se fosse eu, mandava o cara ir pastar com seu jumentinho e repetiria: "Eu já falei que não quero pãooo! "Viraria as costas e iria embora... é , mas o carinha não fez muito diferente não, mesmo estando com fome e sede e cansado pela longa viajem... (vS 16-17) "Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar. Porque me foi mandado pela palavra do SENHOR: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste"... ele estava decidido. Ê servo bão!! Mas olha só a conversinha que o profeta mandou pro varão...(vS 18) "E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe)"...como é que o cara iria imaginar que ía ter um profeta mentirosa bem na sua frente?..(vS 19-20) "Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água. E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta que o tinha feito voltar"... o que será que Ele falou? "Parabéns!! ou Servo desobediente!!"... (vS 21-22) "E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à ordem do SENHOR, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te mandara, Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o SENHOR te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais"... Eitaaa!! Pois é, vocês já viram no que deu né?! Nem vou entrar em mais detalhes porque a história vai ficando meio triste, mas que quiser continuar lendo pra saber o fim do servo de Deus abra a quadrada no cap 13 de 1Reis.
O homem de Deus foi tentado duas vezes no mesmo lugar (comprovação de que um raio cai sim duas vezes no mesmo lugar!), com a vantagem de ter sido avisado pelo Senhor, mas na segunda caiu.
Bem, já temos aqui o que precisamos pra aprender um pouco como resistir as tentações.

♥ Tenha intimidade com Deus:
Esse é um ponto que o servo de Deus cumpriu muito bem, pois se esse não tivesse intimidade com Deus, provavelmente não teria sido avisado do que lhe poderia acontecer em Betel, nesse caso, nota 10 pro homem de Deus (aplausos!!).

♥Tenha um coração disposto a obedecer:
Isso nós podemos ver que o servo de Deus teve, pois sempre declarou a quem lhe tentasse, que Deus não lhe permitia comer, beber ou descansar naquele lugar. Mandou bem varão!!

♥ Guarde no seu coração a palavra do Senhor:
...sem nenhum "mas, todavia ou entretanto".
Nisso o servo deu uma escorregadinha nos 45 do segundo tempo. Ele a todo tempo guardou a palavra do Senhor, mas quando o profeta disse que também era um servo de Deus, ele decidiu confiar nele, mesmo sabendo que a palavra do profeta contrariava o que o Senhor lhe tinha dito anteriormente.
Deus não é Deus de dúvidas, mas de certezas.

♥ Nunca baixe a guarda:
Aí o varão deu uma escorregada feia.
A tentação pelo profeta, veio logo após uma anterior feita pelo rei, mas o homem de Deus de uma certa forma baixou a guarda não desconfiando do profeta, e não consultando a Deus, pra ver se era isso mesmo que ele tinha que fazer.
Isso nos leva ao próximo tópico...

♥ Dependa de Deus sempre:
Se uma coisa apareceu na sua frente com cara de benção, mas contradiz o que o Senhor te disse anteriormente vigia, pode ser um laço. O melhor a fazer é consultar a Deus antes de tomar qualquer atitude.
Um exemplo foi o rei Salomão no começo de seu reinado ao julgar sobre o caso das duas mães (1 Reis 3:16-28). Deus deu a ele sabedoria porque ele pediu a Deus, e assim se pedirmos a Ele sabedoria e discernimento Ele nos dará (Tg 1:5).

♥ Não se renda:
As vezes as tentações vem justamente quando algo nos falta. Com Jesus, satanás o tentou com pão, quando ele estava no deserto a 40 dias sem ter nada pra comer; com o servo de Deus a tentação foi com pão e mais um pouco. Ele devia estar com fome, e com o falso aval de Deus pelo profeta, ele cometeu o pecado de desobediência.
Para resistirmos a tentação temos que deixar que o Espírito se sobressaia sobre a nossa carne, para que aí sim, estejamos prontos para negar aquilo que nos agrada e fazer a vontade de Deus.

Enfim queridos, a lição maior é : "Não vigiou dançou!!"
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."
Mateus 26:41

Mas entre todos esses "não podes", eu lhes digo que nós DEVEMOS depender de Deus e de Sua presença pra que não venhamos a cair em tentação, para que saiamos mais fortes, pois aquele que anda com Deus é tentado, mas Deus o avisa, o ajuda e o sustenta.
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
1 Co 10:13


Cuidado com os falsos profetas!! Pra não cair em heresias ou enganações, mete a cara na quadrada (Bíblia) pra não perecer por falta de conhecimento. (Os 4:6)


Fiquem com Deus !!
Até a próxima...

Nenhum comentário: