Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Negativismo



Quando o provo de Israel que estava  a vários anos no Egito, Moisés  sob a direção de Deus enviou 12 espias para conhecer a terra e o povo que lá habitavam.E eles ficaram maravilhados com tamanha riqueza, realmente a terra manava leite e mel.Porém quando  retornaram eles não tiveram um relatório unânime, 10 dos  12 homens enviados  não acreditavam que poderiam  conquistar aquela terra e trouxeram um relatório  negativo ao provo !

Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos 
Números 13:31-33

Com esse relatório todo o povo ficou inflamado e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés:

E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito. 
Números 14:2-4


Eles queriam voltar ao Egito! O negativismo os havia segado ! eles foram influenciados pelo relatório negativo e queriam desistir ! Percebemos assim o quanto o negativismo é poderoso !O povo foi tomado pelo medo e pela incredulidade !

Josué e Calebe ainda tentaram animar o povo, mas não conseguiram:

E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais. 
Números 14:6-9


A partir desse texto podemos tirar lições importantes  para as nossas vidas:

-1 O  problema do negativismo e a incredulidade em nossas vidas.


- De maneira geral: A vida está cheia de pessimismo. O universo está abalado por causa do homem e a natureza está sendo completamente destruída. A violência tem aumentado em todo mundo; só no Brasil o numero de assassinatos é superior a 50 mil pessoas ano. São 8 milhões de crianças abandonadas nas ruas das cidades. O desrespeito à autoridade de um modo geral é assustadora, a começar dentro de nossos próprios lares. Filhos não respeitam mais seus pais; pais indiferentes aos filhos. A ciência se desenvolve em áreas que amedrontam. As notícias que vemos e ouvimos  diariamente  nos desanimam a alma.Jogam sobre nós uma carga enorme de negativismo e incredulidade.


-  De maneira individual: As pessoas não acreditam mais em sua capacidade. Vemos adolescentes desanimados  em tenra idade, achando que não vale a pena investir no estudo, pois a perspectiva de emprego é remota. Vemos homens e mulheres desistindo de tudo, inclusive de suas famílias, porque acham que não tem mais jeito. Pessoas tiram a próprio vida porque não acreditam numa solução para seus problemas. Cada dia mais pessoas estão abrindo mão de seus sonhos, seus ideais, seus ministérios, de si mesmos, porque diariamente recebem mensagens negativas em relação a própria vida.Isso tem lavado milhares de homens e mulheres a se entregarem a uma vida leviana, drogas, mundo do crime, etc. porque perderam a esperança de uma vida feliz.


- O negativismo  é contagioso: Você percebeu que quando uma pessoa negativista se aproxima de nós a tendência é que  sejamos contagiados ?? Por isso temos que tomar cuidado com o que ouvimos. O povo de Israel deu ouvidos ao relatório negativo e foram todos deixados para trás! Contudo, pior do que ser contaminado é contaminar alguém! Tome cuidado com o que você fala! Se quisermos seguir o exemplo de Josué e Calebe temos que ser encorajadores e não desanimadores !

Mas mesmo diante de tantas coisas ruins, precisamos  tomar atitudes para vencer o negativismo em nossas vidas !

1º ter um coração esperançoso e uma mente perseverante

Mesmo diante dos desafios que iriam enfrentar Josué e Calebe permaneceram firmes  em sua esperança ! Praticamente todos haviam desistido, mas  eles não se importavam com isso, que realmente valia era o Deus havia prometido.Por isso meu irmão, não desanime ainda que todos tragam um relatório negativo sobre o seu sonho, o que realmente importa é o que Deus diz !

Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. 
Números 13:30


2º Ter razões para lutar e nunca desista

Só conseguiremos sair do lugar de onde estamos  se tivermos o desejo de ir para outro lugar! Só conseguiremos nos manter firmes se tivermos um objetivo! Aqui nessa terra  estamos  em uma jornada para a salvação? A porta é estreita e o caminho apertado! Sabemos que não fácil seguir ao Senhor, mas não devemos aceitar decretos de que não iremos conseguir largar o pecado ou crescer espiritualmente!
Se o seu objetivo é se parecer a cada dia mais com Jesus, não desista!! Milhares e milhares de pessoas estão nessa luta também!!!

Por isso tenha um alvo! e lute por ele !

Calebe não desistiu e por 45 anos perseverou até conquistar a terra que o Senhor havia lhe prometido:


Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. 
Josué 14:7-12

3º Vença o medo

Não deixe que os seus pensamento sejam tomados pela murmuração e o negativismo, rejeite todo esse tipo pensamento! É normal sentirmos medo, mas não devemos ser tomados por ele! O Senhor nos pediu para não temer, pois ele estaria conosco em todos os momentos! Ainda que tudo pareça perdido, mantenha uma confissão positiva  e espere em Deus, pois assim como Calebe e Josué que confiaram, você irá desfrutar das maravilhas da terra que o Senhor te prometeu !

Fiquem com Deus e até a próxima !

Nenhum comentário: