Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fofoca!!



Olá amadas do Senhor.

Hoje vou falar de uma  atitude que infelizmente, no mundo e até mesmo na vida de muitos cristãos tem se tornado um hábito. Esse "hábito" tem provocado a discórdia, a contenda, a desunião, a intriga e até mesmo a má fama, e assim a destruição de muitas vidas e ministérios...
A temida FOFOCA.
Quantas vezes já nos pegamos falando sobre a vida de outras pessoas, mas depois percebemos que horas de papo-furado, e muitas vezes difamações nada contribuem para o nosso bem ,ou para o bem da pessoa em questão?
A fofoca não é uma coisa contemporânea, muito menos normal (pelo menos não deveria ser pra nós, cristãs). Já é um mal antigo e muito comentado na Bíblia, e aviso desde já que essa atitude de maledicência (ato de falar mal) não tem boa fama diante do Senhor, que é a quem buscamos agradar acima de tudo.
Poderia citar váaarios versículos de reprovação a esse ato, mas dentre eles vou citar primeiro Tg 1:26

" Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a sua religião é vã.

 Na verdade a questão da fofoca é uma questão de decisão de caráter, pois a fofoca nunca pode acarretar algo bom, ou ser proveitosa a alguém. Quem tem a prática da fofoca como um hábito sabe muito bem o que isso pode lhe trazer e também aos que possam estar envolvidos. Claro que quando estamos no mundo as vezes a verdade e o parâmetro do que é bom ou ruim acaba se confundindo e, dependendo das companhias, da criação ou costumes, temos isso como normal e não vemos mal em fofocar de outras pessoas.
Mas digo a vocês: ISSO NÃO É NORMAL E NÃO É AGRADÁVEL A DEUS!!!
Deus não tem como inocente os que tal coisa fazem, tanto que diz em Sua palavra  que aquele que comete esse pecado não herdará o Reino dos céus.

 Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. (1 Coríntios 6.9-10)

Bom, agora que você já sabe não há mais desculpa ein?!

Em Timótio 3:11, Paulo descreve as características que um servo de Deus deve ter para cumprir a Sua obra,e no meio das exortações diz : “da mesma sorte, as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo

O Senhor espera que sejamos mulheres sábias, que saibamos usar com diligencia o que Ele nos deu.
Nossa língua pode abençoar ou amaldiçoar alguém...o que você está fazendo com a sua?
Qual tem sido o resultado de horas falando da vida de outras pessoas? Isso tem te aproximado de Deus? Se não tem já é um mal sinal.
O Senhor também nos exorta a sermos "fiéis em tudo", isso inclui também a nossa boca. Como podemos ser fiéis a Deus fazendo ou falando o que Lhe desagrada? Se falamos mal de alguém estamos sendo fiéis?

Muitas vezes achamos que temos justificativa pra falar de alguém por termos sofrido alguma injustiça, algum dano ou com a desculpa de estarmos preocupados com a pessoa em questão (mas lembre-se: o Senhor conhece não somente os feitos mas a intenção dos nossos corações),mas quero dar-lhes um exemplo de um homem pouco citado na Bíblia, que teve motivos aparentes para difamar alguém, mas não o fez...

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. (Mateus 1.18-21)

José se viu numa situação constrangedora e confusa. Mesmo sem conhecer sua futura esposa ela estava grávida! José ficou abalado, duvidou de sua noiva, tanto que pensou em deixa-la, mas intentou fazer isso em secreto, sem calunea-la, porque ele era justo. Ele se negou a falar mal da mulher pela qual pensou ter sido traído. José sabia que, na época, se uma mulher fosse pega em adultério morreria apedrejada, que se falasse a alguém ela morreria.
Então...quais são os seu motivos para caluniar?
Se você tem algo contra alguém,se alguém te ofendeu, te chateou, a única forma de resolver essa situação, como meninas espirituais que somos, é conversando propriamente com a pessoa em questão. Falar desse problema com outros(a não ser com quem realmente possa te aconselhar sabiamente) não resolverá seu problema e só trará discórdias e divisão entre a igreja, além da má fama de quem você fala.

A fofoca, calúnia ou difamação, não são justificáveis, mas condenáveis. Praticar tal ato, trás sobre nós mesmas condenação.
Muitas vezes a fofoca denota uma pontinha de inveja,ou o desejo de querer se promover através dos erros de outros.
O Senhor nos diz que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.( Rm 12:15)
A felicidade do outro deve nos trazer a alegria, assim como a infelicidade deve nos trazer a tristeza.
Em vez de espalhar o erro de alguém, tente ajudá-lo. Ao invés de se entristecer e tecer mentiras ou comentários maldosos sobre alguém que está feliz, que está alcançando vitórias, se alegre junto com ele. Assim você alegrará também o coração de Deus.

“Bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam”. (Lucas 6.28)

Alguém fez fofoca sobre você? Não pague na mesma moeda, mas bendiga aquela pessoa. Alguém inventou mentira sobre você? Ore por ela.
O Senhor não nos diz isso apenas pra proteger a pessoa que caluniou contra nós, mas para proteger a nós mesmas de tal condenação que isso nos traría. O Senhor nos ama, e Ele não nos libertou pra que fossemos condenadas, mas livres.

"não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência. Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás”. (1 Timóteo 5.13-15)

Paulo falava sobre as viúvas que, por estarem ociosas andavam fazendo fofoca e se desviaram dos ensinamentos de Deus por tal prática.
Nós vemos claramente aqui que quem está por trás dessa prática é satanás e que a fofoca é uma brecha que ele usa pra atuar na vida de quem a pratica.
As viúvas se desviaram a satanás por causa da maledicência.

“Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”. (Tiago 3.6)

Nossa língua é posta em chamas pelo inferno, ou seja, pela influência das trevas.
Não considere normal que sua língua "cosse" de vontade de falar mal de alguém, pois ela pode estar sendo inflamada pelo inimigo.
Nós não podemos servir a dois senhores e se já vimos que a fofoca nos afasta Senhor e nos aproxima do inimigo...
Vigia varoa!

Como já sabemos a nossa boca, assim como nossos ouvidos, são janelas pra nossa alma. Assim, o que falamos como também o que ouvimos pode nos edificar ou nos destruir espiritualmente.
Não pense que você, só por ser ouvinte não está sendo prejudicada, pois você está enchendo de lixo a sua alma e está compactuando com algo que desagrada a Deus.
Como nosso sábio bispo nos diz: "Há dois tipos de pessoas com as quais podemos perder nosso precioso tempo: com aquela que tem algo bom a te acrescentar, ou a que você pode acrescentar algo bom a sua vida".
Assim como é bem-aventurado aquele que não se assenta na roda dos escarnecedores, assim também é aquele que não se assenta na rodinha dos fofoqueiros e maledicentes.

“Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais”.  (1 Coríntios 5.11)

A fofoca causa divisão na igreja, e uma igreja dividida não prevalece (Mt 12:25). E é na união que o poder do Senhor se manifesta e que a vitória é garantida.
Fortaleça a unidade de Cristo, vamos quebrar esse ciclo vicioso que tem se estabelecido entre nós.

Diga não a fofoca!

Um comentário:

ana paula disse...

woooou'

\o
xulapa !
ôh Glória !